Terceiros molares (sisos) e outros dentes

O que é um dente impactado?

Os dentes do siso, ou terceiros molares, são os últimos dentes a se desenvolverem e aparecer na cavidade bucal. Quando um dente não consegue erupcionar totalmente na boca, diz-se que está “retido/impactado”. Em geral, os dentes impactados não conseguem romper a gengiva porque não há espaço suficiente.

Os dentes do siso são mais fáceis de remover quando o paciente é mais jovem, pois suas raízes não estão completamente formadas, o osso circundante é mais macio e há menos chance de danificar nervos próximos ou outras estruturas. A remoção dos dentes do siso numa idade posterior torna-se mais complicada à medida que as raízes se desenvolvem totalmente e o osso é mais denso.

Se deixados na boca, os dentes do siso impactados podem danificar os dentes vizinhos ou causar uma infecção. Como a área do terceiro molar (siso) é difícil de limpar, é um local propício para bactérias que causam doenças gengivais. As bactérias orais podem viajar da boca através da corrente sanguínea, onde podem causar possíveis infecções sistêmicas e doenças que afetam o coração, os rins e outros órgãos.

O dente deve ser extraído se ainda não causou nenhum problema?

Muitas pessoas acreditam que, desde que não sintam dor, não precisam se preocupar com os dentes do siso. No entanto,  ausência de dor não significa ausência de doenças ou problemas. Na verdade, os dentes do siso que nascem normalmente ainda podem estar sujeitos a doenças.

A recomendação é que os terceiros molares sejam avaliados por um cirurgião bucomaxilofacial, a fim de avaliar a presença de terceiros molares, o estado da doença e sugerir opções de tratamento que vão desde a remoção até a permanência do dente em boca.

Indicação para remoção dos terceiros molares:

    •       Danos aos dentes vizinhos;

    •       Infecções e/ou doença periodontal;

    •       Cavidades/cárie que não podem ser restauradas;

    •       Patologias como cistos e tumores.

O que acontece durante a cirurgia?

Antes da cirurgia, seu cirurgião bucomaxilofacial discutirá o procedimento com você e lhe dirá o que esperar. Este é um bom momento para fazer perguntas. Converse também com seu cirurgião sobre quaisquer preocupações que você tenha. Certifique-se de informar seu cirurgião sobre qualquer doença que você tenha e medicamentos que esteja tomando.

Existem várias condições que afetam a facilidade de remoção de um dente do siso. Essas condições incluem como o dente está posicionado e o estágio de desenvolvimento da raiz. Se os dentes do siso estiverem impactados, a cirurgia pode ser mais complicada.

Os terceiros molares podem ser removidos em consultório de cirurgia bucomaxilofacial sob anestesia local ou sob anestesia geral em hospital. Seu cirurgião recomendará a opção anestésica certa para você.

O que acontece após a cirurgia?

 Após a cirurgia, você poderá sentir algum inchaço e leve desconforto, que fazem parte do processo normal de cicatrização. Você será instruído com os cuidados pós-operatórios.

Os dentes do siso que estão completamente erupcionados e funcionais, indolores, sem cáries, em um ambiente higiênico, com tecido gengival saudável e livres de doenças podem não necessitar de extração. No entanto, eles exigem limpeza profissional regular, check-ups anuais e radiografias periódicas para monitorar quaisquer alterações.